quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OFICINA 11 e 12__UNIDADES 23 e 24__27/08/2009

Iniciamos nossa oficina com a mensagem “Conselhos de um velho apaixonado” de Carlos Drummond de Andrade, aproveitando para fazer uma reflexão sobre a nossa vida enquanto educadores. Em seguida, fizeram-se os relatos do “Avançando na prática” das unidades 21 e 22. A maioria dos cursistas aplicou o avançando na prática da página 39, através de um texto publicitário. Nos relatos, foi interessante a percepção dos cursistas em trabalhar com os alunos primeiramente a diferença entre texto publicitário e propaganda, pois como eles, a dos alunos também não tinham conhecimento. Embora muitos alunos sejam críticos, percebeu-se a dificuldade que eles têm em argumentar. Muitos não sabem o que é argumentar, sabem apenas criticar. Os cursistas relataram que foi importante trabalhar a dinâmica trabalhada no encontro anterior, sobre a técnica da caixinha, através dela, ficou mais claro o que é argumentar. Mas, na produção textual, houve mais dificuldade em expressarem suas ideias no papel. A maior dificuldade relatada foi a de fazer os alunos entenderem a imparcialidade textual, o uso da terceira pessoa no texto. A dificuldade quanto ao uso das pessoas do discurso foi bastante intensa nas 7ª e 8ª séries. Após os relatos, fez-se um momento de descontração através de alguns vídeos como “Educação e vida”, “Anime Epitáfio”, imagens ocultas e outros. Apresentamos o material que a professora Tamar nos enviou sobre a avaliação diagnóstica e repassamos para todos os cursistas. Trabalhamos o texto “Espírito carnavalesco”, páginas 219-220 e em seguida organizados em grupos trabalhamos as seis seções das unidades 23 e 24 para a próxima oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário